top of page

Características das Personagens

William de Baskerville é um frade franciscano que no ano de 1327, investiga uma série de estranhas mortes ocorridas num mosteiro italiano. É acompanhado pelo seu aprendiz, filho do barão de Melk. William representa um intelectual renascentista, um homem com postura humanista e racional em oposição à mentalidade teocêntrica do homem medieval.

Adso de Melk

Bernardo Gui é um Inquisidor, que está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido os assasinatos em nome do diabo. Devido aos problemas antes sucedidos com William de Baskerville, colocam-no na lista dos diabolicamente influenciados, esta personagem devido á sua arrogância não é ajudada pelos camponeses a salvar-se da morte. Bernardo abusa do seu poder para obter proveito disso, arcando assim com as consequências o povo indefeso e injusto.

Bernardo Gui

William de Baskerville

Adso de Melk, filho do barão de Melk, é um novato da ordem de São Bento de origem alemã. É o narrador do romance e braço-direito de Baskerville. Umberto Eco diz que é uma personagem que não compreende nada até o fim. “Faz compreender tudo através das palavras de alguém que não compreende nada (...)". Adso é então um curioso, fazendo várias perguntas ao seu mestre ao longo do filme.

Bruno Meco, Ricardo Ribeiro, Ruben Brito, Valter Augusto  História A -10º ano - "O Nome da Rosa."

bottom of page