top of page

a) Motivo da deslocação do frade William de Baskerville ao mosteiro:

- O motivo que levou o frade William de Baskerville ao mosteiro foram as estranhas mortes que lá ocorreram, onde as vitimas aparecem sempre com os dedos e a língua preta que William está encarregue de investigar com a companhia do seu aprendiz Adso de Melk.

b) Encontrar explicação histórica para a construção de mosteiros cristãos isolados:

- A isolação dos mosteiros cristãos na altura, acontecia com a intenção de preservar escrituras e artefactos antigos que eram demasido valiosos para permanecerem num lugar sem proteção.

- As abadias foram construidas em lugares isolados para aumentar a cristianização no mundo rural.



c) O papel da Igreja Católica na transmissão do legado cultural clássico;

- A transmissão da cultura clássica deve-se aos monges copistas, estes dedicavam-se a copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura foi preservada.



d) Comprovar, com cenas do filme, os traços históricos de um senhorio eclesiástico medieval:

- Podemos ver que em redor da abadia estavam situados camponeses que trabalhavam as terras que eram propriedade da igreja. Podemos ver também os camponeses a efectuarem um pagamento obrigatório que equivalia a 1/10 dos frutos da terra, sendo católicos ou não católicos era obrigatório o pagamento.

-A inquisição era uma ordem criada com o objectivo de punir os hereges, e muitas das vezes esses eram inocentes, como podemos confirmar mais uma vez de acordo com o filme, em que a inquisição condena á morte pela fogueira 3 pessoas inocentes dos crimes de que eram acusados.



e) Miséria camponesa

-Os camponeses no mundo medieval dispunham de uma ração miserável e de um alojamento precário como se pode ver em uma cena do filme em que a igreja atira os restos de comida através de uma comporta para os camponeses se alimentarem, e também durante o filme mostram o alojamento miserável em que viviam.



f) Traços do quotidiano:

- O monarquismo representa o isolamento e alheamento do mundo. Com efeito, o Monarquismo é um sistema de vida de consagração à causa divina, que tenta chegar a Deus passando pelo recolhimento e uma vida de dedicação e interiorização. Designa aquele que vive solitário, dedicando a sua vida ao serviço de Deus.



g) Objectivos e métodos da inquisição:

Os objetivos eram destruir as ameaças à Igreja. Todos os factos que eram desviados da dita normalidade, deviam ser punidos, considerados heresias ou bruxaria, como se vê no filme . Caso alguém possuísse um pensamento que não se enquadrava ao pensamento do clero, era considerado herege e inimigo de Cristo, dessa forma condenado a morte, como na fogueira, como aconteceu ao frade, ao salvatore e á rapariga ao sendo acusada de bruxaria tendo esta conseguido escapar por exemplo.



h) Qual o mistério

No final do filme percebe-se que o livro não amaldiçoava nenhuma alma nem era por isso que morriam mas sim porque o livro continha veneno nas pontas do canto superior direito e ao mudar de página os que leram o livro passavam o dedo na ponta e de seguida na língua sendem assim envenenados e encontrando-se assim o mistério que estava por detrás dos estranhos assassinatos ocorridos no mosteiro.

Enredo Geral da História

Algumas perguntas e respostas:

Bruno Meco, Ricardo Ribeiro, Ruben Brito, Valter Augusto  História A -10º ano - "O Nome da Rosa."

bottom of page